Habilitação para a Prática Terapêutica

OBJETIVO

Formar Terapeutas Transpessoais, dando-lhes o embasamento teórico, clínico, prático e vivencial necessários ao cuidado integral do SER HUMANO;

Reconhecido por:

  • OTHB – Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil
  • CRTH – Conselho Regional de Terapia Holística
  • SINTH/BA – Sindicato dos Terapeutas Holísticos da Bahia
  • ABTHT – Associação Brasileira de Terapia Holística e Transpessoal

ESTRUTURA E CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

550 horas/aula, distribuídas em:

  • 28 módulos teórico-vivenciais (420h);
  • Aprofundamento Terapêutico (80h);
  • Estágio Supervisionado (50h);
  • Participação facultativa em disciplinas de Ampliação da Formação que são oferecidas no decorrer do Curso.

COORDENAÇÃO TÉCNICA E PEDAGÓGICA

O Curso Profissionalizante em Terapia Transpessoal será coordenado por uma Comissão, constituída por Especialistas, Mestres e Doutores membros da equipe docente do Grupo Omega de Estudos Holísticos e Transpessoais.

SELEÇÃO

Profissionais de nível superior ou de 2º grau completo, oriundos de qualquer área do conhecimento que desejam aprofundar o conhecimento e a pesquisa nesta área;

  • Os candidatos devem estar em processo terapêutico individual ou grupal, dentro da abordagem transpessoal, ou disposto a iniciá-lo no decorrer do Curso;
  • Manter uma entrevista previa com um dos membros do Conselho Diretivo e ser aprovado nesta;
  • Apresentar os documentos curriculares que sejam necessários para a comprovação do nível superior completo;
  • Preencher os requerimentos burocrático-administrativos.

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular de 28 Módulos, distribuídas em cinco eixos temáticos é coincidente para os dois Cursos (Formação Profissional e Pós graduação em Terapia Transpessoal).

Eixo Temático I – As Quatro Forças em Psicologia e os Precursores do Transpessoal

Este eixo se propõe promover uma reflexão acerca da Psicologia Transpessoal. Para tanto, apresenta uma breve história das quatro forças que a antecederam, situando a Psicologia Transpessoal como um paradigma atual no processo de evolução da ciência em geral e da psicologia em particular.

  1. De Freud à Psicologia Transpessoal: Um Século de Caminhada Clínico Vivencial pelas principais Psicoterapias dos Séculos XX e XXI.
  2. Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica.
  3. Jacob Levy Moreno e o Psicodrama Terapêutico.

Eixo Temático II – A Psicoterapia Transpessoal

Este Eixo tem como objetivo propiciar uma introdução à Psicologia Transpessoal, tendo em vista uma mudança de paradigma, apresentando e discutindo a visão holística e transpessoal em Terapia, bem como conhecer o potencial curativo, transformador e evolutivo dos estados incomuns, expandidos ou holotrópicos de consciência.

  1. Introdução à Psicologia Transpessoal e aos Estados Expandidos de Consciência.
  2. A Nova Cartografia da Psique e a Dinâmica das Matrizes Perinatais.
  3. Os Sistemas de Experiências Condensadas (COEX) e o Nível Transpessoal da Consciência.

Eixo Temático III – Psicopatologia e Diagnóstico Diferencial

Este Eixo tem como objetivo conceituar e identificar sintomas e síndromes, apresentando uma visão transpessoal da psicopatologia e das desordens emocionais mais frequentes na clinica terapêutica e em consequência avaliar as intervenções terapêuticas dentro desta abordagem, visando abrir um espaço para uma reflexão a respeito dos principais quadros psicológicos na atualidade, favorecendo a compreensão dos mesmos, numa visão introdutória e a partir dessa compreensão, pensar em formas de prevenção e discutir medidas interventivas.

  1. Da Psicopatologia de Freud à Psiquiatria atual. A visão clássica.
  2. Da Psicopatologia da Psiquiatria clássica à visão Transpessoal.
  3. A Terapia de Pacientes com Trauma.

Eixo Temático IV – Abordagens Corporais e Energéticas

Este Eixo está calcado nos conceitos de saúde vibrante, grounding, respiração, carga e descarga de energia, movimento livre e espontâneo. Compreende a personalidade, a qualidade dos relacionamentos, os processos de pensamento e a sexualidade, em função dos processos energéticos. A abordagem tem como ponto de partida o trabalho corporal, buscando a integração entre corpo, mente e espírito. Também se propõe a apresentar os princípios do estudo do sistema energético sutil que compõem o corpo humano e o estudo dos principais centros de força: os chacras, suas funções e possibilidades.

  1. A Formação do Campo Energético Humano e o Trabalho Clínico baseado na “Barbara Brennan School of Healing”. Anatomia e Fisiologia Sutil I.
  2. Anatomia e Fisiologia Sutil II.
  3. Reich e os Neo Reichianos. O Corpo em Terapia.
  4. A Formação das Estruturas de Caráter de W. Reich à “Barbara Brennan School of Healing”. Uma leitura transpessoal.
  5. Práticas Neo-reichianas e Bioenergéticas.

Eixo Temático V – Práticas Terapêuticas Humanistas, Junguianas e Transpessoais

Durante o Sec. XX várias práticas terapêuticas chamadas humanistas surgiram na Europa e nos EUA. Dentre estas a Gestalt de Fritz Perls, O Psicodrama de Moreno. A Terapia e a Psicologia Transpessoal é uma abordagem multidisciplinar e abrangente que incorporou a seu arsenal terapêutico várias técnicas e intervenções humanistas e junguianas que se mostraram eficazes ao longo de décadas. Este eixo destaca algumas abordagens incluindo técnicas transpessoais com o objetivo de oferecer ao terapeuta em formação uma visão mais ampla do processo terapêutico, assim como suas múltiplas possibilidades de intervenção.

  1. Ética e Clinica Transpessoal.
  2. A Terapia Sistêmica (Família e Casa)l.
  3. A Terapia Sistêmica nas Constelações Familiares.
  4. A Terapia com Dependentes Químicos e seus Familiares, A Visão Sistemica-Transpessoal.
  5. Os Processos da Morte, do Morrer e o Trabalho com Pacientes Terminais e seus Familiares.
  6. Técnicas Regressivas. A Terapia de Memória Profunda “Deep Memory Process” de Dr. Roger Woolger, Ph.D. dentre outras.
  7. O Trabalho com os Símbolos, Sonhos, Mitos e Arquétipos.
  8. A Terapia do Jogo de Areia da Junguiana Dora Kalff.
  9. Comunicação Interpessoal à Luz da Análise Transacional.
  10. A Clínica Sistêmica Transpessoal com Crianças e Adolescentes.
  11. A Terapia da Luz, da Cor, das Essências e Quintessências. O Sistema Aura-Soma.
  12. O Sentido da Vida: “A Sua Profissão como Missão”.

DISCIPLINAS AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO

Durante o decorrer do Curso serão oferecidas disciplinas Ampliação da Formação, cuja participação será acrescida na grade curricular e carga horária total. Estas são facultativas.

APROFUNDAMENTO TERAPÊUTICO

Os Cursos de Aprofundamento Terapêutico compõem a grade curricular obrigatória para os aspirantes a terapeutas transpessoais matriculados na Formação Profissional em Terapia Holística Transpessoal.

Têm a finalidade de oferecer uma especialização para o profissional iniciar a sua prática clínica ou para aqueles já formados expandirem suas possibilidades de intervenção.

Durante o Curso (28 módulos) ou ao final deste, o aluno deverá optar, por um ou mais Cursos de Aprofundamento em um recurso terapêutico, dentre as abordagens oferecidas pelo Grupo Omega ou conveniadas a este.

O local, assim como horários e datas, também deverá ser acordado com o docente especialista que ministrará o Aprofundamento, em parceria com o Grupo Omega e divulgados no site.

Carga horária média entre 60 e 80 horas.

TERAPIA PESSOAL

O estudante ao longo da Formação deverá passar por um processo terapêutico dentro da abordagem transpessoal por um período mínimo de 06 meses. O encaminhamento poderá ser orientado pela direção ou coordenação do Curso.

GRAU DE APROVEITAMENTO E AVALIAÇÃO

Os encontros acontecem em um final de semana por mês e vão de sábado das 8h30 às 17h30 e domingo das 8h30 às 13h, com intervalos de uma hora para almoço e coffees.

É indispensável à participação em todos os 28 (vinte e oito) módulos do Programa. O estudante que faltar a um dos módulos deverá fazer a compensação, oportunamente, em outra turma do Curso, considerando a disciplina equivalente oferecida em caso de alteração na matriz curricular. É importante ressaltar que a participação do estudante em cada Módulo deverá ser integral, ou seja, os quatro turnos. Não será permitida participação parcial, por prejudicar tanto o aproveitamento individual, quanto o andamento do trabalho grupal.

Um coordenador, que estará presente nos módulos, acompanhará o desenvolvimento do estudante, e sinalizará, sempre que necessário, o progresso observado, assim como as dificuldades, dando a essas questões, o encaminhamento pertinente. O estudante durante o Curso fará uma ou mais entrevistas de avaliação do seu aproveitamento com membros da coordenação do curso.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio poderá ser iniciado após o aluno ter cursado o 2º semestres do Curso, e terá duração mínima de 50 horas, supervisionado por membros do Conselho de Supervisão ou por um docente autorizado. A Supervisão será feita em forma de sessões individuais e/ou grupais.

O estágio pode ser realizado em Instituições cadastradas pelo Omega, e o aluno só poderá dar início a esta atividade, a partir da autorização da Direção e/ou Coordenação do Curso em entrevista prévia.

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO (TCC): RELATO DE CASO CLÍNICO

Ao finalizar o estágio supervisionado o terapeuta em formação apresentará ao Supervisor por escrito, o relato do caso em questão, que deverá ser aprovado e assinado pelo mesmo e aprovado pelo Conselho de supervisão do Grupo Omega.

O modelo para a redação do Relato de Caso poderá ser fornecido pela Coordenação Acadêmica e Pedagógica do Grupo Omega, ou seguindo as orientações do Supervisor responsável.

Após a aprovação do Relato de Caso, o terapeuta apresentará o mesmo à Secretaria do Omega: juntamente com outros documentos necessários: atestado da instituição em que realizou o estágio, atestado de terapia no tempo mínimo requerido com o mesmo terapeuta e ficha de frequência as Supervisões e comprovante de conclusão do Aprofundamento Terapêutico.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO

Para a conclusão do Curso e recebimento de O Certificado de Conclusão da Formação Profissional, se farão necessários todos os passos abaixo, os quais nos permitirão avaliar o grau de desempenho de cada aluno:

  • Participação integral nos 28 módulos;
  • Estágio supervisionado;
  • Elaboração de trabalho de conclusão de curso (Relato de caso);
  • Aprofundamento terapêutico;
  • Participação em processo terapêutico individual na abordagem Transpessoal por no mínimo seis meses;
  • Ser aprovado nos itens acima e obter a Nota de Qualidade*.

* Aprovação geral do aluno pelo Conselho de Supervisão do Curso, composto por: Diretor geral do Curso, Supervisores de Estágio, Coordenador do Curso, em avaliação coletiva, para liberação do Certificado.

Os Certificados expedidos deverão ser acompanhados de respectivo Históricos Escolar, que conterão obrigatoriamente:

  1. a) Relação das Disciplinas e carga horária;
  2. b) Período em que o curso foi ministrado, sua duração total de horas;
  3. c) Docente responsável e facilitador de cada disciplina com respectiva titulação;
  4. d) Participação especificada em atividades complementares promovidas pelo Grupo Omega no período do Curso: disciplinas optativas, workshops, etc.
  5. e) Carga horária total do Estágio, bem como local onde foi efetuado e avaliação do supervisor (Certificado de Conclusão da Formação Profissional);

Em posse do Em posse do certificado o estudante estará qualificado para se inscrever no CRTH e no SINTH/BA e/ou na OTHB, com o título de Terapeuta Transpessoal, assim como nos órgão públicos, dentro das normas de funcionamento destes, que o habilitarão ao exercício desta atividade.

Periodicidade e Horários
Apenas um final de semana por mês.

Sábado das 8h30 às 17h30
Domingo das 8h30 às 13h0.

INVESTIMENTO
(Não está incluso o valor do Aprofundamento Terapêutico )
Matrícula: R$ 253,00 + 28 parcelas de R$ 710,00
Valor total: R$ 19.880,00 + R$ 253,00 = R$ 20.133,00

VALOR ABAIXO COM DESCONTO*
*Somente para pagamentos em cheques pré-datados.
Matrícula: R$ 253,00 + 28 parcelas de R$ 670,00
Valor total: R$ 18.760,00 + R$ 253,00 = R$ 19.013,00
Taxa de matrícula + 28 parcelas + Aprofundamento Terapêutico (somente para os interessados em obter a habilitação para a clínica terapêutica)

FORMAS DE PAGAMENTO
* Para outras modalidades de pagamento e valores consulte nosso escritório.
Pagamento à vista ou em menos parcelas, tratar diretamente com o Departamento Financeiro do Grupo Omega.
Primeira parcela: matrícula, antes da abertura do curso;
Segunda parcela e demais: no 5º dia útil de cada mês ou a combinar.