Massagem, o Toque Terapêutico a partir de uma Abordagem Transpessoal

APRESENTAÇÃO

“A pele é a ponte sensível do contato com o mundo e pode ser também um abismo. É nosso órgão mais extenso, é o nosso código mais intenso, um lar de profundas memórias. O corpo sente, toca, fala, comunga. Vida incorporada, corpo da vida” Leloup

O tema abordado nesse projeto propõe justamente o desenvolvimento de um trabalho diversificado, sendo complementar à terapia transpessoal, através de mais um instrumento dentro do campo das terapias energéticas.

A massagem, como toque terapêutico, reforçando o tratamento com seu paciente, sendo possível atendê-lo através da amplitude de seu estado consciente para com seu corpo, suas dores físicas, suas limitações, sua mente, suas emoções e sua alma. Esse suporte ainda estabelece uma relação de confiança, abertura e empatia entre o terapeuta e paciente, o que pode torna mais rápido o processo natural de cura. Uma relação mais próxima, mais humana. O terapeuta pode, agora, também falar e doar energia através de suas mãos e ouvir através de seu coração. Um meio de comunicação muito expressivo e sensitivo a partir de uma visão transpessoal.

OBJETIVO GERAL:

Formar profissionais capazes em técnicas terapêuticas manuais a partir e uma abordagem transpessoal, enxergando o toque da massagem como instrumento de intervenção não verbal, sendo uma das ferramentas de abordagens corporais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Compreender o toque como uma ação sensibilizadora e fundamental para resultados positivos à massagem;
  • Identificar a técnica da massagem como auxílio ao toque terapêutico transpessoal;
  • Promover a consciência para uma relação afetiva, aberta e confiável entre terapeuta e paciente;
  • Estabelecer uma nova forma de comunicação através da massagem terapêutica;
  • Elaborar uma abordagem de tratamento para o indivíduo, a partir da condição avaliada pelo terapeuta, considerando seus aspectos físico, mental e espiritual;
  • Promover no indivíduo a consciência corporal permitindo a “escuta” do seu próprio corpo;
  • Considerar a massagem terapêutica como instrumento que auxilia no processo do mecanismo de cura da energia sutil;
  • Perceber o bem-estar não somente como uma restauração da saúde física, bem como restauração da consciência para um estado mental do indivíduo e emocional do indivíduo;
  • Experienciar a massagem nas atividades práticas, reconhecendo-a como instrumento terapêutico e como apoio ao trabalho de desenvolvimento Transpessoal do Ser.

Público Alvo: Profissionais interessados da área de saúde física, mental e social (Terapeutas Transpessoais, psicólogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente sociais, educadores físicos e etc.)

Proposta Metodológica: Exposição participativa dialogada com enfoque prático, facilitando a compreensão e aplicação das técnicas. O curso terá como apoio, músicas, dinâmicas, slides, atividades em duplas com apresentação prática.

Didática: Aulas Teóricas e Práticas Vivenciais.

CONTEUDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I –  02 e 03 de julho – Introdução da massagem na abordagem Transpessoal – As três dimensões do Ser

MÓDULO II –  13 e 14 de agosto – A importância da Consciência Corporal através da Libertação dasCouraças Musculares – Uma visão de Reich à Lowen.

MÓDULO III – 17 e 18 de setembro – Fisiologia do Ser – Sistemas Físicos e Sutil / Por que ficamos doentes?

MÓDULO IV – 15 e 16 de outubro – Técnica da massagem na abordagem Transpessoal – Uma introdução à prática metodológica

MÓDULO V – 19 e 20 de novembro – TUINA – Desbloqueios de pontos energéticos

MÓDULO VI – 17 de dezembro – Trabalho de conclusão vivencial – a prática terapêutica de uma sessão de massagem na abordagem Transpessoal