O Grupo Omega

O GRUPO OMEGA é uma das mais bem conceituadas instituições de ensino de Pós graduação em Terapia Holística e Transpessoal do país. Possui um dos mais destacados corpo docente do ensino de Psicologia Transpessoal do Brasil. Sua sede está localizada no Sítio Nossa Senhora das Graças, na maior reserva ambiental urbana de Mata Atlântica nativa do Brasil, ao lado do Parque  Metropolitano de Pituaçú, na cidade de Salvador, Bahia.

Uma de suas principais finalidades é atender à comunidade em suas necessidades psicoterapêuticas da mais ampla abrangência, visando o crescimento do indivíduo e da comunidade como um todo, através da constante produção e socialização do conhecimento, do ensino, da pesquisa, da psicoterapia e de projetos comunitários.

São mais de 1200 profissionais de nível superior, das diversas áreas do saber que participaram dos Cursos de Pós-graduação e Formação Profissional, três centenas de terapeutas já formados atuantes na clínica, e mais de 100 alunos matriculados nas turmas em andamento. Possui 16 cursos – somados os de pós-graduação, formação profissional, cursos de aprofundamento e de ampliação da formação.

O GRUPO OMEGA DE ESTUDOS HOLÍSTICOS E TRANSPESSOAIS é uma Instituição voltada para cooperar com a evolução da consciência individual e coletiva que vem emergindo junto com o novo milênio.

Existem vários centros similares no mundo, que servem de modelo e precedentes ao GRUPO OMEGA da Bahia. Alguns dos mais reconhecidos são: o Instituto Esalen em Big Sur, na Califórnia; o Instituto Findhorn, na Escócia; o Instituto Omega, em Rhinebeck, Estado de New York, o New York Open House em New York City e vários outros.

A visão holística e transpessoal é o mais moderno e revolucionário paradigma da ciência em geral e da Psicologia em particular, pois se nutre do encontro dos conhecimentos do Ocidente e Oriente, fazendo entre eles uma ponte, uma síntese. De fato, esta visão se tornou uma fusão de todo o conhecimento acumulado pelas grandes tradições filosóficas e religiosas do Oriente (Budismo Tibetano e o Zen, Taoísmo, Hinduísmo, entre outras) com todo o conhecimento científico e tecnológico do Ocidente, seu conhecimento médico, psicológico e filosófico, incluindo também suas grandes tradições de sabedoria religiosa (Cristianismo, Judaísmo e Sufismo).

Promover e difundir esta síntese integradora são a razão fundamental de ter sido fundado o GRUPO OMEGA em abril de 1997.

Objetivos:

– Formar terapeutas holístico-transpessoais, dando-lhes o embasamento teórico, prático, clínico e vivencial necessários ao atendimento integral do ser humano;

– Cooperar com instituições nacionais e internacionais, organizando com elas eventos científicos e culturais, com personalidades de reconhecido prestígio humano e acadêmico;

– Organizar cursos, palestras, workshops, seminários, simpósios e congressos nas áreas de psicologia, medicina, psiquiatria, sociologia e antropologia para difundir a visão holística, ecológica e transpessoal;

– Divulgar o conhecimento de ponta nas áreas das neurociências, autoconhecimento, psicologia transpessoal e outros, através de artigos frequentemente atualizados no site;

– Publicar periodicamente a Revista Omega, difundindo temas holísticos e transpessoais que interessem aos buscadores do autoconhecimento, da qualidade de vida e do aprimoramento das relações humanas;

– Desenvolver, dar suporte e viabilizar projetos de Ecologia Profunda/Terapêutico/Educativos estabelecendo parcerias com indivíduos e entidades com a finalidade de promover o envolvimento da comunidade com o meio ambiente e ecossistema local.