Workshop – O Sentido da Vida

A sua Profissão como Missão

“PARA UM BARCO QUE NÃO CONHECE O SEU PORTO DE DESTINO NENHUM VENTO É PROPÍCIO”
Sêneca

Este seminário é uma intensa experiência de autoconhecimento para desenvolver a competência profissional em harmonia com o rumo e o “Sentido da Vida”. Suas finalidades são as seguintes: reconectar com a “Missão de Vida” (o chamado da Alma), e com o profundo anseio do coração em realizá-la; ajudar a reconhecer talentos, dons e capacidade pessoais para serem aproveitados, ao máximo, na atividade profissional; estimular cada participante a reencontrar sua fonte de vitalidade e criatividade originais; iniciar o processo de desenvolvimento da clareza, da força pessoal e da determinação, que o conduzem diretamente a plena realização profissional; estabelecer metas, objetivos e resultados a curto, médio e longo prazos; possibilitar, através de uma metodologia sistemática, a avaliação que permita reconhecer obstáculos e avanços em relação a cada meta definida.

Este é um seminário essencialmente lúdico, participativo e vivencial, no qual são utilizadas as diversas técnicas da Psicologia Holística e Transpessoal. Inclui apresentação de postulados sobre a natureza da profissão como expressão do estado de “Ser Adulto”. Isto se manifesta na capacidade de integração e participação que une a inspiração com a concretização. São trabalhados alguns textos dos grandes mestres da vocação como Jean-Yves-Leloup e outros.

A parte vivencial inclui atividades diversas como meditações ativas e passivas; técnicas de relaxamento e visualizações criativas; trabalho com biodança e expressão corporal; atividades com desenhos de mandalas com o “Projeto-Foco” de cada participante; além de música evocativa e respiração holotrópica. Na fase lúdica do projeto são trabalhados jogos, mini-dramatizações e partilhas em pequenos grupos. Nesta parte do programa todos os membros conseguem identificar os obstáculos que impedem que sua energia criativa flua espontaneamente e possa ser canalizada com a maior eficiência para realização do grande “Projeto-foco” das suas vidas.

O Seminário é especialmente dirigido a pessoas que necessitem definir um caminho profissional bem integrado a seus talentos; que sintam a necessidade de identificar a sua opção profissional com um sentido maior da vida; que desejem reavaliar a sua situação profissional e modificá-la onde for necessário; que queiram ampliar sua gratificação com a profissão e elevar o nível de prazer e alegria que sentem ao executá-la; que estejam terminando um ciclo de atividades e precisem definir novos rumos; e ainda que desejam valorizar o potencial criativo de seus empregados e aumentar a produtividade de seu empreendimento.

O seminário foi criado por uma equipe de psicólogos da Universidade de Califórnia em São Francisco e adaptado para o Brasil pelo psicólogo Mario Rodriguez Risso, da Universidade de Barcelona. Desde o mês de julho de 1996 já foram ministrados mais de 20 destes Seminários em Salvador, interior da Bahia e cidades do Nordeste. Participaram dele e transformaram suas vidas mais de 350 pessoas. Todas as avaliações que constam nos nossos registros vão de ótimo a excelente.

O Seminário é realizado em lugares em que haja contato direto com a Natureza, pois a força dela, torna as pessoas mais abertas, alegres e receptivas ao processo e ao objetivo final do trabalho. Nos foi impressionante constatar, como a força da Natureza seja no campo, no litoral ou nas montanhas, integra rapidamente as pessoas consigo mesmas e com os outros.

Manual Básico de Requisitos para a obtenção de certificado de Facilitador do “Workshop O Sentido da Vida. Sua Profissão como Missão.®

Após uma entrevista com um Coordenador e em posse de alguma habilitação regulamentada para conduzir processos terapêuticos e de autoconhecimento grupais e/ou individuais (terapeutas, psicólogos, psicopedagogos, coaching’s, educadores, etc.), o candidato devera cumprir os seguintes passos:

  1. Ter participado de ao menos Workshop: O Sentido da Vida. Sua Profissão como Missão.® e o Workshop: O Sentido da Vida.® realizado por facilitadores credenciados designados pela Coordenação.
  2. Participar de um Treinamento para Facilitadores, assumindo um termo de compromisso de somente usar a patente Workshop: O Sentido da Vida. Sua Profissão como Missão.® e o Workshop: O Sentido da Vida.® após ter cumprido todas as etapas da formação e firmado com o Grupo Omega o Contrato de Licenciamento para uso da marca.
  3. Preparar com outro colega facilitador em formação, e submeter à avaliação e orientação da Coordenação, um projeto para desenvolvimento de um Workshop: O Sentido da Vida. Sua Profissão como Missão.® e o Workshop: O Sentido da Vida.® experimental, ao publico alvo escolhido pela dupla.
  4. Realizar um Workshop com carga horária mínima de 16 horas, para um público de ao menos 8 participantes, com a presença de um Coordenador avaliador ou representante por ele designado,
  5. Participar como Assistente de um Workshop: O Sentido da Vida. Sua Profissão como Missão.® e o Workshop: O Sentido da Vida.® desenvolvido por outros facilitadores em treinamento ou já credenciados,
  6. Apresentar à Coordenação do Workshop do Grupo Omega, o relatório do evento, anexadas as avaliações dos participantes, assim como a do Avaliador designado,
  7. Tendo cumprido todos os requisitos acima e recebido a aprovação da Coordenação, o candidato a facilitador assinará um contrato com o Grupo Omega de licenciamento para o uso da marca,
  8. A dupla que desenvolveu o projeto receberá certificados individuais e seus nomes constarão no rol dos Facilitadores credenciados pelo Grupo Omega, divulgado no site, e usufruirão de todo o apoio técnico necessário da Coordenação, para difundir o Workshop com outros colegas, também facilitadores credenciados, com todos os direitos e deveres especificados em contrato.
  9. A partir de então os terapeutas em formação poderão utilizar este Treinamento como credito para Aprofundamento Terapêutico da Formação em Terapia Transpessoal do Grupo Omega.