Hoje vou compartilhar com você três praticas deliciosas que te trarão inúmeros benefícios, como por exemplo ampliar sua inteligência e sensibilidade.Carla Mirelle Almeida

Com certeza você conhece a sensação de quando recebemos uma notícia muito boa, ou quando queremos expressar algo que nos faz sentir muito bem e dizemos: “Isso é como música para meus ouvidos”.

Você sabia que a música, literalmente, pode acender seu cérebro criando novas sinapses, abrindo avenidas de possibilidades de novas emoções, promove o incrível fenômeno da neuroplasticidade. Isso mesmo, a pratica de escuta musical, com boa música, pode mudar não somente a neuroquímica, como também a forma de seu cérebro, sobretudo se puder acrescentar à escuta, o aprendizado de tocar algum instrumento.

Os achados da neurociência traçam um mapeamento excepcional dos efeitos da música em nosso cérebro.

A música é uma das mais primitivas artes e muitos povos de civilizações bem antigas já a utilizavam com diversos objetivos rituais, de comunicação, de engajamento. Embora não se saiba precisar exatamente a sua origem, hoje sabemos que a música é tão essencial para nossa saúde emocional quanto o bom alimento para nosso físico.

Quem já tem conhecimento de chacras sabe também que a música regula, ou desregula a frequência vibratória de todo nosso sistema energético, que coordenam as nossas principais glândulas endócrinas.

Para terapeutas é um instrumento de trabalho excepcional.

Um dos melhores presentes para um idoso, uma pessoa com dificuldades de locomoção, ou para qualquer pessoa é música, ou equipamentos que permitam o acesso a ela.

Bem, em outros vídeos ou cursos, poderemos aprofundar mais este assunto.

São inúmeros os seus benefícios em nossas vidas:

E dentre inúmeros outros benefícios como melhorar o engajamento social.

Por tudo isso perceba o quanto é importante escutar boa música.

Essencial para estas práticas:  respeitar o limite do outro que pode não estar tão disposto no momento a escutar as mesmas músicas que você. Use fones de ouvido, num volume regular, confortável, não muito alta para preservar a delicadeza do aparelho auditivo e viver a experiência com mais profundidade.

Vamos a pratica 1 (Memória):

  1. Comece por uma música que de carga afetiva positiva pra você, uma música de um período agradável de sua vida, da juventude, da adolescência, da infância, e enquanto escuta perceba no quão relaxado ou motivado você fica, perceba se esta música realmente te faz sentir bem em paz, se dê conta das imagens que vem à tona e deixe o corpo livre, pra ficar quietinho curtindo, pra dançar, pra balançar.
  2. Em seguida, se quiser desenhe ou escreva ou converse com seus queridos sobre suas lembranças.

Vamos a Pratica 2 (Concentração e Criatividade)

  1. Desta vez escolha uma música instrumental, ou que seja rica em instrumentos ou percussão.
  2. Agora a experiência vai exigir um certo nível de concentração, mas faça o exercício de forma leve e relaxada, como uma brincadeira com você mesmo, não é uma avaliação, nem competição.  Preste atenção em um instrumento por vez, imagine quais seriam os instrumentos, de cordas, de sopro, um teclado, uma batida de tambor. Viaje entre os instrumentos, como se eles conversassem entre si. Depois desligue a música, respire algumas vezes e volte a escuta-la livremente, simplesmente sentindo-a.
  3. Você pode fazer esta pratica como uma atividade lúdica acompanhado (a) e depois escrever ou conversar sobre os instrumentos que ouviram

Pratica 3  Ampliando o repertório musical, a playlist (Criando novas sinapses, estimulando novas áreas, expandido sua sensibilidade e capacidade de engajamento)

Essa prática consiste simplesmente em desenvolver uma carga afetiva positiva com variados estilos musicais. Atenção somente para escolher músicas de qualidade, pois ruídos podem afetar negativamente seus centros energéticos, acordar memórias de estresse negativo e despejar uma quantidade de cortisol no seu sistema e esse não é o objetivo desta prática. Estamos buscando promover bem-estar.

Cada dia escolha escutar um estilo musical diferente do que está habituado a ouvir, mas faça esta experiência quando estiver tranquilo, numa atividade agradável, pois o objetivo aqui é aprender a gostar de diferentes músicas e unir a escuta de uma música com uma boa sensação,  favorece a criação de memória positiva e a diversidade de estilos musicais estará promovendo estímulos diferentes em seu cérebro.

A música te reconecta, te expande!

E se a música te chamar experimente aprender a tocar um instrumento!

Aqui abaixo no descritivo do vídeo deixaremos alguns links de documentários sobre este tema, assim como sugestão de músicas fantásticas pra ampliar sua playlist.

Documentário revolucionário – https://www.youtube.com/watch?v=8FPpmBfpKcA

Volte aqui pra nos dizer como foi sua experiência com a

Paz e Luz!

Até breve!

Bolero de Ravel- https://www.youtube.com/watch?v=8KsXPq3nedY

Andinas- https://www.youtube.com/watch?v=QqXDr2ossiw

Classico Chopin – https://www.youtube.com/watch?v=V8Ci69yQCM4

Kitaro- https://www.youtube.com/watch?v=0etr-qhiKzQ

Lorena Mackennitt – https://www.youtube.com/watch?v=Fr1nYVCKTQ0

Trilha Sonora A Missao – https://www.youtube.com/watch?v=3dLxy4jn_vI

Valsa Danúbio Azul – Johann Strauss Jr – https://www.youtube.com/watch?v=foQpms3L9gU

Diversos clássicos- https://www.youtube.com/watch?v=Nxw0tWgzFaY

Tango- https://www.youtube.com/watch?v=kdhTodxH7Gw

Grega- https://www.youtube.com/watch?v=f16cwfdSuOQ

Hawaiana – https://www.youtube.com/watch?v=HdiKqg23D0o

Reggae- https://www.youtube.com/watch?v=rf8GjhXvOjU&list=RDI-yQ38s7iiU&index=6

2 respostas

  1. Bom dia. Fiquei feliz quando através do YouTube, descobri esses ensinamentos, que só nos fazem bem. Vou me aprofundar, assistindo aos vídeos. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *